Em que posso ajudá-lo?
Habitualmente essa é a primeira frase que ouvimos ao entrar num estabelecimento
comercial, não é mesmo? Pois é, sem dúvida é uma boa maneira de receber os clientes e
demonstrar atenção, porém, na prática algumas vezes esse hábito causa constrangimento e
até mesmo irritação em alguns consumidores por demonstrar certa pressão ou desconfiança
sobre nossas intenções de compra. Mas se de um lado é ruim nos deparar com um
vendedor “chiclete” que fica rodeando, cercando, por outro, entrar numa loja ou
restaurante e ficar procurando alguém que possa ao menos notar nossa presença também é
bastante desagradável.
A grande verdade é que as empresas estão aprendendo a lidar com essa nova postura de
consumo, da mesma forma que queremos atenção, queremos espaço e liberdade. Um
pouco dessa necessidade esta diretamente associada aos hábitos de quem esta acostumado
a comprar produtos ou serviços pela internet, onde com todo conforto e tranquiliddade se
pode escolher com calma, pesquisar preço, ler informações sobre o que se pretende
comprar, etc. Mas lá no fundo sentimos falta do contato e precisamos ter a certeza de que
há alguém do outro lado da máquina. É nessa hora que entra em cena, novamente, a figura
do vendedor. Aquele cara que esta sempre ali (ou pelo menos deveria estar), pronto para te
ajudar a realizar um desejo ou fazer um bom negócio. Já falamos aqui que o grande
diferencial competitivo das empresas de todos os setores, comercio, indústria ou serviços,
esta justamente no atendimento e esse geralmente começa pelo vendedor.
Pesquisando sobre esse tema encontrei conteúdos interessantes em diversos sites de
empreendedorismo, marketing e negócios. No site do Sebrae, por exemplo, já na página
inicial, o assunto é abordado de forma bastante simples e direta com dicas de como treinar
e preparar vendedores para que eles sejam os porta vozes do negócio. Essa facilidade me
leva a crer que hoje em dia quem não se preocupa com a qualidade do atendimento que
esta sendo prestado ao cliente antes e depois da venda, realmente não terá grandes chances
de sucesso, pelo menos não por muito tempo.
Um bom vendedor aliado ao bom atendimento de forma geral é a receita certa para fechar
não só uma, mas várias outras vendas.
Publicitária com especialização em marketing e pós-graduação em comunicação com o mercado.
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